Praias

Mapa de algumas Praias via Google Maps

Muro Alto. – O nome está estreitamente vinculado à belíssima paisagem, formada por terraços que se estendem até a praia e por um paredão de arrecifes com mais ou menos 2 km de extensão. Este cordão de corais forma uma enorme piscina natural, perfeita para o banho pois suas águas são pouco profundas e quase sem ondas. A vegetação é rasteira, com presença de um denso coqueiral, principalmente mais ao sul, onde também aparecem árvores de maior porte. A vista de cima dos terraços é maravilhosa. De lá, observa-se à praia do Cupe e o complexo portuário de Suape. Em Muro alto está instalado um complexo hoteleiro de alta qualidade formado por Resorts, Hoteis e Flats.

Praia de Camboa . – É uma praia fluvio-marinha, que recebe influência do Rio Ipojuca. Em seus 1540 m de extensão, o banho é ótimo, pois suas águas são tranqüilas e pouco profundas. A presença de arrecifes forma uma grande piscina natural. É uma praia deserta, na qual deságua o Rio Merepe. Conta, ainda com uma faixa de areia clara, coqueiros e mangues. O passeio de barco pelo Rio Ipojuca pode complementar a diversão.
O nome desta praia deriva do tupi, que significa águas tranqüilas, estuarinas .

Praia do Cupe .-Palavra de origem francesa que quer dizer carro fechado. Ao sul, é dominada por casas de veraneio e diversos hotéis. Ao norte, há um denso coqueiral, arrecifes que formam piscinas naturais e, ao fundo, observa-se o Porto de Suape e os terraços de Muro Alto. Nos trechos sem arrecifes, o mar é bravo, com ondas fortes. São 4,5 km de águas esverdeadas que contrastam com o céu sempre azul.

Maracaípe .- Palavra de origem tupi, que quer dizer rio que canta. Este nome deve-se ao som que a água do rio fazia ao se chocar com as raízes da vegetação do mangue, que é popularmente conhecida como gaiteiro. Mais tarde, o rio foi desviado para dar passagem às estradas de acesso à praia que preservou a denominação indígena. Maracaípe tem mar de águas claras, profundas e com ondas fortes, areias finas e douradas, com presença de pedras, denso coqueiral e rico manguezal. Não é à toa que é considerada um paraíso para os surfistas. É por isso que integra o calendário de campeonatos nacionais e internacionais, quando a praia vira festa. O “kitesurf “está conquistando rapidamente o espaço entre os praticantes de esportes radicais, pois Maracaípe reúne as condições ideais, águas cristalinas e o vento forte para praticar este novo esporte, originário da França. “Maraca”, como a chamam os freqüentadores fiéis, tem a Vila de Todos os Santos, complexo de bares e restaurantes criado para dar opção aos que freqüentam o lugar, mas a Vila também é palco de eventos e festas, promovidos durante o verão. Sua agitação é contagiante e organizada.

Pontal de Maracaípe .- Praia fluvio-marinha que se forma na foz do Rio Maracaípe. O mangue predomina e a visão do Pontal de Serrambi é belíssima. Lá, existem bancos de areia e uma extensa bancada de corais. Os passeios de jangadas são ótimos para apreciar e conhecer melhor o manguezal, onde o turista poderá observar em habitat natural, os cavalos-marinhos e ter informações sobre a reprodução e conservação da espécie no Rio Maracaípe através do projeto Hippocampus, que é patrocinado pela Prefeitura. O pôr-do-sol é um show à parte sendo um espetáculo imperdível.

Serrambí .- Está do outro lado do Rio Maracaípe é o paraíso dos mergulhadores, pois, lá, encontram-se várias embarcações naufragadas. São vapores, galeões, corvetas e cargueiros que contam histórias do Brasil Colônia e Império e das grandes guerras mundiais. A visão da Ilha de Santo Aleixo, em Sirinhaém, compõe o cenário. As águas quentes e límpidas são ótimas para o banho e os arrecifes formam, em alguns trechos, diversas piscinas naturais. Alguns bares acompanham a orla e existem, ainda, equipamentos e serviços turísticos à disposição do visitante. O nome Serrambi é derivado de um tipo de marisco muito apreciado, existente na orla marítima, chamado “Cernambi”, de origem tupi.

Toquinho .- É a última praia ao sul, já na divisa do município de Sirinhaém, banhada pelos rios Sirinhaém e Aquirá. Quem vai a Toquinho presencia a beleza do encontro do rio com o mar, cujo cenário é de grande beleza natural.

Um comentário

  1. avatar

    Boa noite , gostaria de saber se há alguma praia de nudismo em Porto de Galinhas, atenciosamente Valeriano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »