Paixão de Cristo - Semana Santa
Maior espetáculo da Paixão de Cristo acontece pelo 50ª em Pernambuco Para 2017, são esperados cinco mil visitantes por noite de espetáculo que segue até o próximo dia 15 de abril Geraldo Gurgel/ MTur

Espetáculo Paixão de Cristo começa neste sábado em Pernambuco

Encenação acontece todos os anos no agreste nordestino; evento já atraiu 3,8 milhões de visitantes ao maior teatro ao ar livre do mundo

Em 2017, um dos maiores espetáculos da Paixão de Cristo acontecerá pela 50ª vez no agreste nordestino. A encenação, realizada todos os anos, começa a partir deste sábado (8) e terá como palco principal o teatro de Nova Jerusalém, localizado no município de Brejo da Madre Deus, em Pernambuco.

Juntos, o espetáculo e o feriado da Semana Santa atraem visitantes e lotam a rede hoteleira de Recife e dos demais destinos turísticos como Porto de Galinhas, Gravatá e Caruaru.

O fluxo de visitantes no entorno da Nova Jerusalém chega a 250 mil pessoas por temporada. Para 2017, são esperados cinco mil visitantes por noite de espetáculo que segue até o próximo dia 15 de abril. A estimativa é de que a encenação gere negócios da ordem de R$ 200 milhões com hospedagem, alimentação, transporte e artesanato, entre outros serviços.

Espetáculo

E este ano, os turistas vão reviver o maior e mais famoso espetáculo bíblico teatral do Brasil em grande estilo. O cinquentenário do drama da Paixão de Cristo vai apresentar cenários ainda mais imponentes, figurino renovado e artistas de destaque nacional como Rômulo Neto (Jesus), Letícia Birkheuer (Maria), Rafael Viana (Herodes), Joaquim Lopes (Pilatos), Adriana Birolli (Madalena), Aline Riscado (Herodíades) e Jesus Luz (O apóstolo João).

O megaevento conta, ainda, com 50 atores pernambucanos, cerca de 400 figurantes e mil pessoas responsáveis por garantir que tudo seja bem executado nos bastidores da encenação.

A peça conta os últimos dias de Jesus, sua morte e ressurreição em uma encenação única no mundo. A apresentação é realizada em nove palcos, enquanto a plateia se desloca entre as muralhas da Nova Jerusalém com 3.500 metros quadrados, 70 torres e 7 portas. A cidade-teatro ocupa 100 mil metros quadrados e representa um terço da cidade de Jerusalém nos tempos de Jesus.

O teatro, localizado a 200 quilômetros do Recife, vai ganhar vários monumentos nas comemorações dos cinquenta anos da Paixão de Cristo. Um deles em homenagem a Plínio Pacheco, idealizador da cidade-teatro, e a “seu” Cazé, operário que deu forma aos cenários em arte de cantaria.

Será inaugurada uma réplica da famosa Pietá de Leonardo da Vinci, com o rosto da atriz Diva Pacheco, mulher de Plínio, que interpretou Maria por 12 anos. Já Jesus terá a fisionomia de Luiz Mendonça, irmão de Diva, primeiro Jesus e diretor dos espetáculos, ainda nas ruas da vila de Fazenda Nova, entre 1951 e 1962.

Ambos eram filhos do casal Epaminondas e Sebastiana Mendonça, idealizadores do “Drama do Calvário”, que deu origem à Paixão de Nova Jerusalém, já com o objetivo de atrair turistas para o interior de Pernambuco. Luiz Mendonça foi, também, o primeiro ator a interpretar o papel de Jesus dentro das muralhas da cidade-teatro, há 50 anos.

Fonte: www.brasil.gov.br

Verificar além disso

Prefeitura e governo premiam agentes de viagem que mais venderam PE

Prefeitura e governo premiam agentes de viagem que mais venderam PE

Uma campanha de incentivo e metas para levar ainda mais visitantes ao Estado de Pernambuco, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »